2º Domingo de Maio - Dia das Mães

 2º Domingo de Maio - Dia das Mães


O texto a seguir é uma das hipóteses de como surgiu o dia das mães e porque foi instituído essa data no 2º domingo de maio.
O dia das mães nasceu nos Estados Unidos. Sua idealizadora foi uma professora norte americana chamada Anna Jarvis, que nasceu em 1864, na cidade de Webster, estado da Virgínia. 
Anna perdeu a mãe, Anna Reeves Jarvis, em 1905. Sofreu muito com essa perda e pensou em estabelecer um dia para homenagear não só a sua, mas todas as mães do mundo.
Escreveu então uma carta ao governador do seu estado, sugerindo a comemoração. O governador, William Gasscock, aceitou a sugestão e instituiu oficialmente o Dia das Mães no estado, em 1910. 
 Para Homenagear Anna, determinou que as comemorações se dessem no 2º domingo de maio, data próxima ao falecimento de sua mãe.
Em 1914, a data foi incluída no calendário federal dos Estados Unidos. Anna Jarvis fez muitas conferências e palestras sobre o tema.
Empregou toda a fortuna que herdara na divulgação mundial da comemoração. Em pouco tempo, a data foi aceita pela maioria dos povos ocidentais, e Anna viu realizado seu sonho. A comemoração chegou ao Brasil em 1918, através da Associação Cristã de Moços de Porto Alegre.
A data passou a ser comemorada oficialmente em 5 de Maio de 1932, através de um decreto que instituiu o dia Mundial das Mães no 2º domingo de Maio.


Texto: Mãe é uma só...



Estamos na segunda semana do mês de maio.
Na escola, todos se prepararam para comemorar o Dia das Mães. a turma da 2º série resolveu pintar vaso de cerâmica para dar de presente às mães.
Durante o horário de educação física, todos ensaiam para as apresentações:
"- Tantas estrelas no céu brilhando, tantas conchinhas no mar, Mamãezinha, só uma eu tenho para amar."
Luiz, um garoto rebelde da 2º série, exclama durante os ensaios:
- Mãe só uma , duas ninguém aguentaria!
Karina a professora de educação física se irrita com a observação de Luiz e o encaminha até a diretoria. A diretora, nervosa demais resolve pedir explicações para Luiz e pergunta:
-Isso são modos? porque você gritou tamanha barbaridade durante os ensaios?
Não gosta de sua mãe?
-Claro dona diretora, eu amo a minha mãe! Só que eu acho mesmo é que duas mães acabariam me deixando louco. A senhora já pensou duas mães gritando o tempo todo:
- Está na hora de levantar! Escove os dentes! Faça o tema de casa! Come tudinho! Já esta na hora de ir para a escola! Comporte-se direito, viu...
A diretora ouviu pensativa, as explicações do garoto e ordenou:
- Tudo bem, você pode voltar para os ensaios

Comentários

Postagens mais visitadas